Osteopatia

 

O QUE É?

Coluna vertebral

Osteopatia é uma medicina não convencional, que usa técnicas manuais para diagnosticar e tratar uma grande variedade de problemas de saúde, principalmente na coluna vertebral.


Baseia-se na filosofia de que o corpo funciona como uma unidade composta de diferentes partes móveis, como sejam os músculos e as articulações, os órgãos e as vísceras, a circulação sanguínea ou as interacções microscópicas entre as células.


Considera-se que quando o corpo não apresenta restrições de movimento é capaz de lidar melhor com a dor, o stress e as doenças, tendo então um poder de auto-cura superior.


Todas as partes do corpo funcionam juntas de uma forma integrada. Se uma das partes está limitada, as restantes deverão sofrer adaptações e compensações, eventualmente levando à inflamação, à dor, à rigidez e a outros problemas de saúde.


Os maiores problemas incidem normalmente na coluna vertebral, onde o osteopatatem um papel muito importante, uma vez que é o único especialista que consegue, através das mãos e sem cirurgia, recolocar as vértebras na sua posição anatómica.

 

Os osteopatas estão habilitados para ter uma abordagem holística ao paciente, ou seja, tratam o corpo como um todo de uma forma sinergética. Ao incidir a terapia manual numa certa área do corpo, podem estar a curar um problema que o enferma noutro lado.

 

A osteopatia consegue ser utilizada para diagnosticar, tratar e prevenir uma doençapermitindo ao corpo que se cure a si mesmo.

 

Os problemas articulares acontecem quando os músculos ficam tensos e forçam os ossos a saírem do lugar, o que vai criar umasituação de mal-estar e muitas vezes dores intensas, o mesmo acontece através de traumatismos e posteriormente degeneraçoes ósseas.

 

Enquanto o problema não é tratado, o corpo contrai os músculos, para evitar o movimento, e para tentar eliminar a dor do sítio afectado.

 

Com cada movimento que faça, as dores começam a ser cada vez mais insuportáveis e a acumulação de líquidos começa a ser cada vez mais uma realidade.


O osteopata utiliza as mãos para perceber os movimentos e tensões do corpo, através de várias técnicas manuais suaves e não invasivas.


Isso significa que pessoas de todas as idades podem consultar um osteopata, desde o recém-nascido ao idoso.


O tratamento osteopático influencia o funcionamento fisiológico do corpo humano ao tratar músculos, articulações e fásciais. Melhora a circulação, a função do sistema nervoso e imunológico, a digestão e a respiração. 

A melhor opção é recorrer a um osteopata profissional, que, através do recurso à manipulação óssea e manipulação de tecidos moles coloca as articulações na sua posição anatómica (nos locais certos), reequilibrando e melhorando a postura do paciente. 

 

Assim que os ossos se encontram na sua posição anatómica, os movimentos começam a ser mais soltos e a circulação irá começar a ser feita de uma maneira mais escorreita, com o fluxo de líquidos a ser drenado, e não acumulado.

 

Para evitar o agravamento da situação, a altura ideal para tratar destes problemas é no princípio, quando começam as primeiras dores, o que permite uma resolução muito mais simples e eficaz.

 

*Criada em 1874 pelo médico cirurgião, Doutor Andrew Taylor

 

 

 

Coluna vertebral

A COLUNA VERTEBRAL

 

Problemas na coluna vertebral afectam quase toda a gente a nível mundial, quer tenham uma vida muito agitada ou bastante sedentária. 

 

Se ainda não tem, provavelmente vai ter algum problema relacionado com este órgão, já que pode ser provocado por inúmeras condições, entre as quais stress, herança genética, sedentarismo ou exercício em excesso, postura incorrecta e obesidade.

 

Estes problemas criam sempre dores incómodas e frequentes que afectam imenso a nossa qualidade de vida, seja no desempenho profissional ou pessoal, como trabalhar ou fazer desportos.

 

O facto da coluna estar intimamente ligada aos nervos da medula vertebral (que comandam vasos sanguíneos, músculos, órgãos, entre outros tecidos), torna esta parte do corpo, uma das mais sensíveis e complicadas de tratar.

 

 

 

 

 

 

 

ARTROSE

 

A artrose é uma patologia que ataca principalmente as pessoas idosas, e apesar de não olhar a sexos, tem uma incidência maior nas mulheres.

 

Esta doença destrói a cartilagem articular, deformando os membros afectados e restringindo todos os movimentos da articulação, causando dores horríveis.

 

Os ruídos e inchaços articulares também são outros dos sintomas a ter em conta.

 

Apesar de todas as junções do corpo serem passíveis de ser afectadas por esta enfermidade, a artrose tem uma maior incidência nos joelhos, coluna, quadril e nos dedos, porque saoarticulações que sofrem mais “uso” no dia-a-dia

 Corpo humano

 

 

COMO A OSTEOPATIA O PODE AJUDAR

 

A osteopatia visa tratar destas patologia mobilizando as articulações, recorrendo a técnicas que só os especialistas conhecem e devolvendo à coluna vertebral as suas funções originais, sem dores nem complicações. 

 

Hérnias discais, degeneração discal e artrose na coluna vertebral são alguns dos problemas mais graves que a Osteopatia pode solucionar, evitando, a maior parte das vezes, a cirurgia por completo.

 

 


Pode a qualquer altura reservar, sua massagem ou consulta basta ligar, o dar um toque que nos ligamos